domingo, 5 de junho de 2011

Derrota do Eixo

Poucos dias após o ataque japonês, Hitler e Mussolini declararam guerra aos Estados Unidos. Desta maneira esperavam que os japoneses fizessem o mesmo em relação a URSS. No entanto, o governo japonês alegou que estava excessivamente comprometido na guerra da Ásia para poder atacar os russos pela Sibéria - seria ampliar em demasia seu raio de ação. Enquanto isso, os Estados Unidos lançam-se freneticamente na construção bélica para poder aparelhar suas esquadras e adestrar seus exércitos.
No conjunto, foram mobilizados para servir nas Forças Armadas um total de 15.145.115 homens e mulheres (sendo que 10.420.000 no Exército, 3.883.520 na Marinha, 599.593 como fuzileiros navais e 211.902 como guardas do litoral; a Força Aérea abrigou um efetivo superior a 30 mil homens). A reciclagem da sua indústria foi surpreendente fazendo com que os gastos militares atingissem a impressionante soma de 350 bilhões de dólares nos quatro anos de guerra.
O frio foi a principal derrota dos alemães. Como eles não tinham comida e nem vestimenta, muitos sucumbiram no frio da União Soviética ( agora conhecida como Rússia)
Há vários fatores, mas a decadencia começou a partir daí.
Hitler se suicidou e Mussolini já havia sido assassinado, mas o Japão continuava na guerra. Foi aí que surgiram os kamikases ( suicidas)
Como o Japão estava sozinho na guerra, os EUA radicalizaram: jogaram duas bombas atômicas: uma em Hiroshima e a outra em Nagasaki. As cidades ficaram completamente destruídas e civis morreram injustamente.
E foi aí que a guerra acabou, dando lugar para a Guerra Fria, uma disputa entre os EUA ( capitalismo) e a União Soviética (comunismo).

Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081111161731AAowi42
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/segunda_guerra7.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário