domingo, 5 de junho de 2011

Brasil na Segunda Guerra Mundial

A situação do Brasil na Segunda Guerra Mundial se mostrava totalmente indefinida.Enquanto Getulio Vargas contraía empréstimos dos Estados Unidos,comandava um governo próximo aos ditames experimentados pelo totalitarismo nazi-fascista.Os Estados Unidos estava preocupado com o Brasil apoiar os nazista,assim cedendo pontos estratégicos que poderiam,por exemplo,facilitar a vitória no eixo do Continente africano.
Os Estados Unidos liberaram um empréstimo do 20 milhões de dólares para a construção da Usina do Volta Redonda.No outro ano,os Estados Unidos entraram nos campos de batalha e pressionaram politicamente o Brasil para lhe apoiarem. Pouco tempo depois, o afundamento de navegações brasileiras por submarinos alemães gerou vários protestos contra as forças nazistas.
Getulio Vargas declarou guerra a Itália e Alemanha em 1942,politicamente o Brasil tentava ampliar seu prestigio com os Estados Unidos.Em 1943 foi organizado o FEB,que lutava na Segunda Guerra.
A principal ação militar brasileira aconteceu principalmente na organização da campanha da Itália, onde os brasileiros foram para o combate ao lado das forças estadunidenses. Nesse breve período de tempo, mais de 25 mil soldados brasileiros foram enviados para a Europa. Apesar de entrarem em conflito com forças nazistas de segunda linha, o desempenho da FEB e da FAB foi considerado satisfatório, com a perda de 943 homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário